Ações para economizar água e reduzir a sua poluição.

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 79
PiorMelhor 

Um consumo sustentável de água significa reduzir, reutilizar e repensar como a consumimos.

18 dicas para o consumo sustentável de água:


1. Não “varra” nada com água, e sim com uma vassoura;


2. Quando regar os vasos, coloque um prato embaixo para apanhar a água em excesso e utilize essa água para molhar outras plantas. Atenção para não acumular larvas de mosquitos;

 

3. Jogar óleo no ralo ou na privada (ou na rua, onde acabará chegando ao esgoto) é o mesmo que despejá-lo diretamente num rio ou lago. Apenas meio litro de óleo é suficiente para gerar uma mancha venenosa de milhares de metros quadrados;


4. Quando trocar a água de seus animais de estimação, use a antiga para molhar as plantas;


5. Cerca de 75% da água que consumimos em casa é gasto no banheiro. 32% do consumo doméstico de água vem dos chuveiros: um banho de chuveiro gasta cerca de 20 litros de água por minuto;


6. Tenha bom senso no seu banho: deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo.


7. Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto se escova os dentes ou se faz a barba. Aprenda a utilizar a torneira com menos vazão possível. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto.


8. Torne-se um guardião da água. Saia por aí fechando torneiras que estão pingando, estimule e mostre a amigos e parentes a importância de utilizar esse recurso de forma consciente.


9. Seja criativo e desenvolva métodos econômicos de reaproveitamento para lavar a louça, carro, banheiro e quintal.


10. Para lavar o carro com uma mangueira permanentemente aberta, mais de 600 litros de água são gastos! Use um balde.


11. Se puder, recolha a água da chuva em baldes e utilize-a para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.


12. Regue suas plantas de manhã cedo. Durante o dia, a evaporação da água é bem maior e, à noite, aumenta o risco de proliferação de fungos.


13. Plantas nativas consomem 54% menos água, são mais saudáveis e não esgot am o solo.


14. Não utilize pesticidas e, principalmente, não os jogue pelo ralo ou no solo. Eles vão contaminar o sistema de esgotos e contribuir para a poluição das águas.


15. Se tiver de usar detergente (existem várias soluções alternativas eficientes e não poluidoras), utilize quantidades mínimas e certifique-se de que é biodegradável. A falta de água tratada combinada com a falta de saneamento básico (esgoto, lixo) mata cerca de 12 milhões de pessoas por ano no mundo.


16. Exija que o município mantenha um manejo adequado dos resíduos tóxicos. Proponha, por exemplo, a instalação de uma estação de recebimento de produtos tóxicos domiciliares, tais como restos de tinta, solventes, petróleo e outros. Esses locais deverão ter um químico responsável pelo armazenamento e pela destinação correta desses resíduos.


17. Exija das autoridades que o esgoto seja tratado em estações de tratamento e não jogado diretamente nos rios ou no mar.


18. Ligue sempre para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas que produzem pilhas, baterias e produtos químicos ou tóxicos, utilizados nas residências, escolas, escritórios e hospitais para saber se elas publicam Balanço Ambiental, que deve conter informações sobre o destino das baterias, tratamento de efluentes e de emissões atmosféricas, entre outras medid as preventivas de responsabilidade integral dos produtores.

(FONTE: Livro SOS SUSTENTABILIDADE OU SALVE-SE QUEM PUDER!)

Faça o download do livro no link abaixo:

http://www.cidademarketing.com.br/2009/sysfotos/tesesmono/tesem_249190ce1d7faeece1c4d137f4de93b4f6.pdf

 

 

Quantos estão online?

Nós temos 18 visitantes online
Home Sustentabilidade Praticas sustentáveis Ações para economizar água e reduzir a sua poluição.

Contate-nos